segunda-feira, 27 de junho de 2016

Lucia do Valle apresenta livro sobre a Primeira Guerra Mundial

“A Grande Guerra foi a guerra das trincheiras, a da terra de ninguém, a que mudou a configuração geopolítica do mundo e que deixou aproximadamente 9 milhões de mortos entre civis e militares”, escreve Lucia do Valle em seu novo livro, “Contos da Primeira Guerra Mundial”
 (Série Conexão, Editora Estúdio Texto).


A data de lançamento, 28 de junho de 2016, foi proposital. Neste mesmo dia, em 1914, o herdeiro do império austro-húngaro Francisco Fernando e sua esposa foram assassinados em Sarajevo, na Bósnia, e este foi um dos motivos que desencadeou a Grande Guerra. Além disso, dia 28 de junho de 1919 foi assinado o Tratado de Versailles, que visava garantir a paz entre as nações.
A obra, inspirada nas situações extremas vividas neste período histórico, já está disponível ao público e nesta terça-feira (28), a autora e a editora Estúdio Texto apresentam o livro às 19h30 na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium.


Segundo Lucia, falar da Grande Guerra por meio de contos provoca a imaginação. A escritora destaca ainda a carência de literatura sobre a Primeira Guerra. “Acho importante mostrar como era a Europa antes da guerra, durante e depois, até por que pouco se escreveu sobre a Primeira Guerra Mundial”. É visível que a Segunda Guerra tem muito mais livros e filmes, bem como, ouvimos falar bastante a respeito dela. “Espero que ao envolver literatura e história, o livro incentive os estudantes a se interessarem pelo tema”, comenta.
Para a editora-chefe da Estúdio Texto, Ana Caroline Machado, o destaque está na mescla de ficção e realidade e a forma com que a autora trabalha os sentimentos humanos em cada texto. Nos contos sobre as batalhas, a autora optou em não se referir à nacionalidade dos personagens que lutaram no front. “Sofrimento e dor não têm pátria”, diz. “Independentemente da nacionalidade do militar ou do civil, o sentimento era sempre de dor, de luto, de desespero e todos passavam por privações”, analisa a autora.
A inspiração para escrever sobre a Primeira Guerra Mundial surgiu do interesse de Lucia pela história das guerras. “Chamou a minha atenção o fato de, mesmo em períodos de convulsões sociais, há muitos homens obstinados em manter a honra. Como por exemplo, o famoso aviador alemão, conhecido como Barão Vermelho, que após ter seu avião abatido por seus inimigos foi enterrado com honras militares, justamente, porque manteve um código de ética quando o mundo estava desabando”, relata. “Histórias como esta, inspiram-me a procurar nos personagens históricos o lado bom de suas intenções, assim como, os motivos que os levaram também a cometer barbaridades”, completa Lucia.

Sobre a autora:
Lucia do Valle é doutora em Educação pela PUC – São Paulo, foi professora do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Publicou “O Mercador de Ideias”, novela baseada em sua experiência com alunos do Ensino Médio, na disciplina de Filosofia, e “Entre o Caos e o Bom Humor: enfrentando uma doença crônica”, livro de autoajuda sobre a Esclerose Múltipla. É integrante da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes – APLA.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Contos da Primeira Guerra Mundial
Formato: 16x23cm
Páginas: 112
Editora: Estúdio Texto
Série: Conexão
Ilustrações: J Robson SadCo
ISBN: 978-85-67798-66-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito grata por sua mensagem!